sexta-feira, 8 de maio de 2015

Suspeitos do crime em Pero Vaz não foram achados; criança foi morta a tiro


Criminosos tentaram assaltar mercado e foram perseguidos por segurança.
Em uma transversal, criança foi morta; irmã dela e idoso foram baleados.

Do G1 BA
Imagens da manhã desta sexta-feira (8) mostram que os dois carros incendiados após troca de tiros continuam parados em frente ao mercado que sofreu tentativa de assalto no bairro de Pero Vaz, em Salvador. Durante fuga dos criminosos, o vigilante do estabelecimento foi atrás deles e, no confronto, um tiro acertou a cabeça do garoto de 9 anos que voltava da escola. A criança ainda tentou se esconder no poste da Rua 1º de Março, transversal da principal, mas foi mesmo assim Jeferson Henrique Ramos Freitas foi atingido.
A irmã dele, de 13 anos, e um idoso de 64, também foram baleados, ambos no pé, e estão internados no Hospital Ernesto Simões Filho, no bairro de Pau da Lima. Duas horas após o crime, criminosos voltaram ao mercadinho e tentaram arrombar o local. "Vândalos jogaram esse carro contra a porta do mercado, que já estava fechada, e atearam fogo no carro, que pegou no mercado e no carro ao lado", contou o Major Edmilton Reis, da Polícia Militar.
O garoto voltava da escola e estava ainda com a mochila quando foi atingido. "Quando acabou a aula, a gente veio para casa e eu deixei ele na entrada de casa. E aí fui para casa levar o meu filho. Eu ouvi os disparos. Quando eu voltei correndo, minha outra sobrinha gritou: 'minha tia, mataram Jefinho'. Foram dois seguranças [do mercado], que foram correndo, são dois policiais à paisana. Será que eles não tinham preparo suficiente para ver que ali era uma criança?", desabafa a tia, Iracema Santana da Silva. Na rua, vizinhos lamentaram a morte da criança. "É um menino querido, bom, todo mundo amava ele. Perto do dia das mães. E a mãe dele? Como é que ela está agora?", disse uma das vizinhas. Revoltados, moradores fizeram protesto no fim da tarde de quinta-feira. 
Não há informação sobre de onde partiu a bala que acertou o estudante. Segundo a Polícia Civil, segurança, donos do mercadinho e testemunhas serão ouvidos. Além disso, também não há, até o momento, confirmação da quantidade dos vigilantes que participaram da ação e se eles são mesmo policiais, como informaram os familiares da vítima.
  •  
Criança morre e dois ficam feridos após assalto a mercado em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)Criança morre e dois ficam feridos após assalto a mercado em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Moradores do bairro de Pero Vaz protestam após a morte da criança de 7 anos (Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia)Moradores do bairro de Pero Vaz protestam após a
morte da criança de 7 anos (Foto: Giana Mattiazzi/TV
Bahia)
O crime
De acordo com a 37ª Compnahia Indenpendente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade), um segurança do estabelecimento reagiu após um grupo anunciar o assalto e houve troca de tiros. As vítimas passavam pelo local quando foram atingidas.
Uma unidade do Corpo de Bombeiro teve de ser acionada para conter as chamas, e a rua foi fechada. Equipes da Polícia Militar estiveram no local e acompanharam a manifestação, que foi encerrada por volta das 21h. Uma equipe da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) foi acionada para fazer a limpeza da pista e liberar a via.
Segundo um morador da região, que preferiu não se identificar, houve saques a veículos que passavam pela rua. "Eu estava indo para casa em uma Kombi e, quando vi que um grupo se aproximava eu pedi o motorista para abrir a porta e sai. Depois, eles saquearam a Kombi, enquanto os outros tocavam fogo no mercado", disse.
Tentativa de assalto
Segundo informou a 37ª CIPM, a tentativa de assalto aconteceu por volta das 15h30. Os suspeitos, ainda não identificados, chegaram armados e anunciaram o assalto. O segurança do estabelecimento, que não teve nome divulgado, reagiu, dando início ao tiroteio.
A adolescente, atingida no pé direito, e o idoso, baleado no pé esquerdo, continuam internados no Hospital Ernesto Simões Filho e vão passar por cirurgia. Os suspeitos estão sendo procurados.
Manifestantes fecharam rua, após a morte da criança (Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário